Ark Hotel: abrigo flutuante

    Criado na Rússia, o Ark Hotel é capaz de abrigar pessoas e animais de qualquer lugar do mundo que ficaram sem ter onde morar após catástrofes climáticas, como inundações e terremotos.

    Em tempos de instabilidades climáticas, a inspiração para o Ark Hotel veio de um possível aumento do nível dos oceanos. Em formato de concha e capaz de flutuar, o hotel de 14 mil m2 e dividido em quatro pavimentos foi criado pelo escritório russo Remistudio para sobreviver quase sem ajuda externa, recebendo desabrigados de qualquer lugar do mundo.

    Seu nome não é "Arca" por acaso: o arquiteto Alexander Remizov projetou-o como parte do Programa de Assistência a Desastres, da União Internacional dos Arquitetos. Sua estrutura pré-fabricada prevê uma construção rápida em caso de necessidade: desde regiões inundadas até outras sismicamente perigosas.

    Se houver terremotos, a redistribuição do peso é feita através do sistema de arcos de Madeira e dos cabos de aço. No caso do risco de ondas gigantes, seu porão tem uma estrutura em camadas, sem bordas ou ângulos, tornando-o uma verdadeira concha fechada.

    O design inteligente do edifício conta com teto transparente feito de painéis de plástico, uma película especial mais leve, autolimpante, reciclável e de maior durabilidade que o vidro (foto acima). A tecnologia de produção de energia é totalmente sustentável - a partir de energia solar, eólica e térmica - em um fornecimento sem interrupção, que também poderia ser direcionado a casas adjacentes. Mas todos nós esperamos visitá-lo em férias e não com a urgência de uma grande catástrofe...

    Fonte: Planetasustentavel

    © {2019} Navegue Angra. All Rights Reserved. Designed By Paim.net.br