Freguesia de Santana

A praia da igreja com sua palmeira imperial

É uma praia muito bonita e agradável pois tem muitas palmeiras e águas cristalinas, do seu lado de bombordo tem acesso para a Igreja de Freguesia de Santana. Foi uma das primeiras praias onde os portugueses aportaram suas naus logo após o descobrimento (no inicio de janeiro de 1502).

Esta igreja é um monumento histórico religioso mais importante da Ilha Grande. Construído em 1843 no lugar de uma antiga capela da época do descobrimento.

A Freguesia de Santana foi importante centro industrial e agrícola do século XVII com grandes lavouras de cana de açúcar, café, legumes e cereais além de engenhos de açúcar e água ardente.

Em frente dela vemos uma palmeira imperial da época do Brasil império e ao lado e atrás um cemitério com lapides com datas de dois séculos atrás.

Um pouco mais ao norte temos a praia bem pequena chamada praia do Funil e que por lá passam muitos namorados.Não cabem mais do que dois barcos e ás águas são muito tranquilas e transparentes.

E quando bate a fome o navegante tem muitas opções ir na Praia do Japariz (praia com muitos restaurantes), Saco do Céu ou para a Lagoa Azul.

Tempo estimado de chegada levando em consideração o Centro de Angra: 25 minutos.

Way Point:

23º 089268S
-44º 234287W