No início deste mes, as empresas aprovadas receberão sua certificação e com certeza estarão oferecendo um melhor serviço do que as outras que não participaram do projeto.
- Angra Ocean
- Angra dos Reis Turismo
- Associação dos Barqueiros de Angra dos Reis
- Blue Ocean
- Doce Angra
- Equipe Athos
- Maravilhosa Angra
O Projeto “Selo de Qualidade do Turismo Náutico” desenvolvido pelo SEBRAE-RJ em parceria com a Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) visa estimular a competitividade através da melhoria da gestão do negócio e da qualidade nos serviços prestados pelas empresas estabelecidas como transportadoras turísticas, mantendo a qualidade exigida pela legislação vigente e reconhecendo as melhores práticas a partir de critérios pré-estabelecidos.
O selo é uma certificação de qualidade, não tem caráter de regulamentação ou de fiscalização. Um comitê gestor foi criado para auxiliar a governança, orientando e monitorando todas as etapas do desenvolvimento do selo. Este comitê tem membros representantes da Associação de Agências de Turismo de Angra dos Reis (ATAR), da Associação de Barqueiros de Angra dos Reis (ABAR), Angra e Ilga Grande Convention e Visitors Bureau, SEBRAE, TurisAngra, Secretaria Estadual de Turismo, Capitania dos Portos e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O coordenador regional do SEBRAE/RJ na Costa Verde, José Leôncio de Andrade Neto, explica que esta é a primeira experiência nacional de reconhecimento voltado ao setor náutico. “Trata-se de um projeto piloto, um modelo que será desenvolvido e aplicado em Angra dos Reis e depois será expandido para todo o Brasil. O Selo vai certificar a qualidade dos serviços prestados por cada embarcação, respeitando suas particularidades. Não significa uma padronização dos serviços”, diz Neto.
O Presidente da TurisAngra, Klauber Valente, destaca que as empresas que conquistarem o Selo terão um diferencial no mercado.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) foi contratada pelo Sebrae para fazer a avaliação de conformidade das embarcações. O parecer final será encaminhado para o Comitê Gestor e ainda neste 2017 serão entregues os certificados aos aprovados.
Este projeto começou com muita pesquisa de campo e visitas ocultas. No inicio do ano o projeto foi apresentado para 30 empresas do setor, mas só 7 abaixo participaram do projeto.
Foram mais de seis meses onde estas empresas participaram de oficinas seguidas de consultoria para melhores praticas abrangendo principalmente os temas como: sustentabilidade, atendimento ao cliente, analise e posicionamento no mercado, roteiros e formação no preço de venda.
Quem acha que não precisa aprender mais e se atualizar vai ficando para trás e não sabe porque – isto começou a acontecer em Angra dos Reis – o atendimento ao turista já esta se profissionalizando e mudando bastante em algumas empresas.
Parabéns para o SEBRAE e TurisAngra por sua iniciativa, e para as empresas participantes que visam a excelência na prestação de serviços a seus clientes.
Em 2017 o SEBRAE estará fazendo a avaliação deste trabalho e dependendo do interesse de novas empresas estará abrindo um novo processo de avaliação para perpetuação deste selo de qualidade.
Mais informações:
SEBRAE/RJ Costa Verde
Fone: 24/3365-2799 3365-6129
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.