Forte do Leme

    foto de capa forte

    • Categoria:   TRILHAS

     

    No final da estrada da Ponta leste ( no continente) temos a entrada da Petrobrás e o ponto final do ônibus de linha. Se acompanharmos a cerca pela esquerda entramos na trilha que vai a pé para o Forte do Leme e Praia de Maciéis.

    A caminhada é boa e tem uma duração de umas 3 horas de ida e volta. Uns 30 minutos até o Forte do Leme e depois mais uma hora até a praia de Maciéis.

    A duração do passeio todo vai depender do tempo que fica curtindo os locais de paradas ( Forte do Leme e Praia de Maciéis). SE incluir no passeio um banho de sol e de mar, aconselhamos levar um bom lanche.


    Esta trilha é muito bonita passando por dentro da Mata Atlântica com vegetação exuberante e grandes árvores, mas não é muito forte podendo ser realizada por praticamente qualquer pessoa.


    O FORTE DO LEME: Inaugurado no dia 14 de outubro de 1911, foi construído pelo engenheiro militar, Capitão Rosalvo Mariano da Silva. Os canhões do tipo Armstrong calibre 234 mm, que pertenceram ao Encouraçado Riachuelo, nunca lançaram balas desde que foram instalados no forte. O Forte já sem efetivo em 1920 e foi desativado totalmente em 1950.

    A fortificação é formada por dois poços circulares de canhões ligados por túneis ao quartel, dispondo de trilhos no solo, que serviam para transportar as pesadas granadas do Paiol até às peças. Esses poços estão hoje ocupados por dois canhões de 234 mm de calibre, fabricados em 1901 pela empresa Armstrong Whitworth, conforme informações gravadas nos mesmos.

    A construção dos quartéis está hoje em ruínas, sem cobertura e esquadrias, mas com as alvenarias das paredes e muros de pé. Apesar de não dispor de um programa organizado de visitação, o forte é uma opção de passeio para os turistas que passam por Angra dos Reis.


    A PRAIA DE MACIÉIS: Praia com pouco mais de 500m de extensão, águas calmas e cristalinas, excelente para o banho de sol e mar com uma vista privilegiada do terminal da Petrobras e da Ilha Grande.


    MONUMENTO AQUIDABÃN : voltando pela estrada por uns 500m, temos a sua esquerda uma entrada asfaltada que termina no Monumento ao Naufrágio do Encouraçado Aquidaban que afundou nas proximidades em 1906. Vale a pena dar uma parada e conhecer um pouco de nossa história.


    E SE BATER A FOME: nada melhor depois de uma caminhada, uma relaxada para bater papo e relembrar o passeio tomando uma cervejinha bem gelada e comendo um dos mais saborosos pasteis de Angra dos Reis no Bar do Silas (ainda na estrada da Ponta Leste na Praia da Biscaia)

    • FICHA TÉCNICA:

    TEMA: CAMINHADAS + SOL E PRAIAS.

    Ponto de saída e retorno:Estacionamento ao lado da entrada do terminal da Petrobrás.

    Almoço: pastéis no Bar do Silas ou restaurantes a beira da estrada da Ponta leste.

    Duração: 3:00HS (ida e volta).

    Atividades: boa caminhada dentro da Mata Atlântica,visitação a ruínas do forte, banho de sol com vista encantadora e um refrescante banho de mar.


    IMPORTANTE:

    01 - contrate um guia de turismo para acompanhá-lo, em seu hotel, pousada ou agencia de turismo para que seu passeio fique mais agradável, seguro e com muito mais informação sobre os locais onde passará.

    02 - Não esquecer de levar: protetor solar, uma garrafinha de água e lanche.

    03 - Não aconselhamos fazer a trilha de chinelos mas sim um bom calçado de caminhada ou tênis.

    04 - Levar um saco plástico para colocar e trazer de volta todo o seu lixo.

    05 - Aconselhamos que tome a vacina da Febre Amarela pelo menos 10 dias antes de fazer uma trilha em Angra e Ilha Grande.

    Gostou desse roteiro? procure em sua agência ou clique aqui.

     

    Mais fotos:

     

    © {2019} Navegue Angra. All Rights Reserved. Designed By Paim.net.br